Chega de insegurança na hora de sorrir: saiba tudo sobre implantes
A insegurança na hora de sorrir é um dos motivos que faz as pessoas se informem para saber tudo sobre implantes.
Entretanto, existem milhares de informações por aí e talvez você fique um pouco perdido para entender melhor como esse procedimento funciona.
Portanto, se você deseja saber tudo sobre implantes, pois pensa em fazer um, leia esse texto.
O que são implantes?
Implantes são procedimentos cirúrgicos orais que visam a repor os dentes perdidos de uma pessoa. Devido a evolução tecnológica, esse procedimento tem substituído o uso das próteses totais, conhecidas como dentaduras.
Os implantes são feitos com pinos de titânio, material biocompatível com o corpo humano, ou seja, ele não é rejeitado pelo organismo, sendo completamente seguro à saúde do paciente.
Além disso, eles não enferrujam com o tempo, mesmo em contato direto com o ambiente úmido da boca, dessa forma, eles garantem um procedimento duradouro.
No processo cirúrgico, os pinos de titânio são colocados estrategicamente na maxila ou na mandíbula e desempenham a mesma função da raiz do dente.
Dessa forma, ocorre a osseointegração, tornando a prótese segura e confortável, sem o risco de “ficar folgada”, deixando o paciente confortável com o tratamento.
Os tratamentos de implantes costumam ser realizados em três fases. Inicialmente é pedido uma série de exames para que a saúde bucal do paciente seja avaliada, além da quantidade e qualidade óssea, para que assim sejam feitos os planejamentos corretos do caso.
A segunda fase é a cirurgia propriamente dita. Momento em que os pinos de titânio são de fato instalados em um procedimento rápido e preciso, devido ao planejamento anterior.
Por fim, a terceira fase consiste na instalação da prótese. O tempo total de tratamento varia de caso para caso, mas costuma levar, em média, de três a seis meses. Em casos onde há deficiência na quantidade e/ou qualidade óssea para o implante é possível a realização do enxerto ósseo para que sejam criadas as condições fundamentais para o sucesso do implante.
Para quem os implantes são indicados?
Sorrir com segurança é uma das melhores maneiras de expressar felicidade ou contentamento em algum momento da vida.
Porém, infelizmente, muitas pessoas tem o seu sorriso prejudicado por fatores como traumas, problemas bucais, extrações ou mesmo problemas relacionados ao nascer dos dentes.
Por isso, os implantes são indicados para pessoas que perderam um, vários ou todos os dentes e desejam encontrar uma solução segura e com conforto para voltar a sorrir e mastigar.
Preferencialmente, o implante deve ser colocado logo após a perda dental. Costuma-se colocar um implante, em casos de fratura ou mesmo quebra de raiz, no mesmo procedimento que é feito a extração do dente prejudicado.
Isso porque, dessa forma, evita-se que o espaço onde estava o dente se feche com o tempo. Contudo, é de suma importância a avaliação do dentista. E todo o procedimento leva em média uma hora e com a utilização de anestesia local.
Dependendo do caso, o implante pode ser unitário (perda de um dente), duplo, com prótese protocolo (indicado para pessoas com grande perda dental), com prótese overdenture (utiliza de 2 a 6 implantes, em que são encaixados a prótese total) e o Implante zigomático (indicado para pacientes com atrofia maxilar severa).
Finalizando os procedimentos da colocação do implante é utilizado um dente provisório, que ficará na boca do paciente por um tempo, dependendo de cada caso, para que, em seguida, seja colocado o dente definitivo.
Benefícios de se fazer um implante
Se forem bem feitos, os implantes têm uma grande taxa de sucesso e trazem inúmeros benefícios.
Inicialmente, ele irá gerar novamente a segurança para que o paciente possa se alimentar sem sentir nenhum desconforto.
Nesses casos, a possibilidade de ter todos os dentes facilitará na mastigação e trituramento dos alimentos, para que eles possam chegar ao estomago e serem processados pelo aparelho digestivo de forma correta.
Possuir a dentição completa também evita a sobrecarga na mandíbula onde há os dentes restantes. Na maioria das vezes, é natural a pessoa “compensar” a falta de dentes, utilizando sempre aqueles presentes na boca, consequentemente, utilizando sempre o mesmo lado da mordida.
Outro ponto importante é o equilíbrio facial que a dentição completa oferece. É comum uma mudança na simetria do rosto devido à falta de muitos dentes.
Com os implantes isso poderá ser reestabelecido, mantendo as proporções do rosto como sempre foram, o que evita aquele aspecto mais envelhecido e que deixa o queixo com aparência mais fraca.
Esperamos que você tenha curtido o nosso texto e aprendido mais sobre implantes. Portanto, se você deseja ter a segurança de sorrir novamente, espalhando alegria por onde passa, entre em contato com o ICO Campinas.
Temos uma equipe excelente e preparada para realizar um atendimento com resultados incríveis. Se você está procurando por um especialista em implantes, venha para o ICO Campinas. Faça a sua primeira consulta conosco.