É caro fazer Harmonização Orofacial?

harmonização orofacial

É caro fazer Harmonização Orofacial?

Reconhecida como especialidade da Odontologia, em 2019, pelo CFO (Conselho Federal de Odontologia), a Harmonização Orofacial (HOF) conquista, a cada dia, o interesse de cirurgiões-dentistas e de pessoas que buscam atingir novos patamares de beleza e estética.

A exemplo de famosos como Grazi Massafera, Alok, Gretchen, Wesley Safadão, Kelly Key, entre outros, muitas pessoas procuram as clínicas especializadas para se submeterem ao procedimento estético.

Porém, uma das principais dúvidas que surgem é:

O que é a Harmonização Orofacial?

Em primeiro lugar, é preciso entender o que é HOF antes de falarmos sobre valores.

A Harmonização Orofacial consiste em um conjunto de técnicas que têm como objetivo equilibrar questões funcionais e estéticas da face, harmonizando traços do rosto com a boca e com o sorriso.

Com técnicas específicas e ações estratégicas em determinados pontos da face, é possível amenizar e, até mesmo, eliminar rugas, linhas de expressão, cicatrizes de acne e outros problemas como bruxismo, além de impactar diretamente na autoestima da pessoa.

Antes de iniciar qualquer procedimento, o profissional deve realizar uma análise profunda das estruturas do rosto, da arcada dentária e do sorriso do paciente, levando em consideração os aspectos que o incomodam, seus desejos e suas expectativas.

Então, com todas as informações em mãos, um plano personalizado com planejamento integrado entre as técnicas é elaborado, a fim de garantir que os objetivos do paciente sejam alcançados.

Os principais procedimentos da Harmonização​ Orofacial

Conforme já citado, HOF são várias técnicas realizadas em conjunto, podendo ser aplicadas em uma ou mais sessões. E as principais técnicas utilizadas são:

  1. Aplicação de Toxina Botulínica: indicada para rugas e linhas de expressão provenientes do envelhecimento natural da pele e pela contração muscular da região, também pode ser utilizada para o tratamento de bruxismo, dores de cabeça e sorriso gengival. 
  2. Bichectomia: indicada para a remoção da bola de Bichat (tecido gorduroso das bochechas), tem como objetivo afinar e alongar o rosto.
  3. Preenchimento com Ácido Hialurônico: também indicado para rugas e linhas de expressão, o procedimento repõe o volume de determinadas regiões do rosto, redefinindo contornos da mandíbula, nariz, maçãs do rosto e amenizando olheiras.
  4. Fios de Sustentação: indicada para eliminar flacidez do pescoço e do rosto e levantar sobrancelhas caídas, a técnica consiste em aplicar fios bioestimuladores de colágeno sob a segunda camada da pele (derme) para deixa-la mais firme e lisa. 
  5. Lipoaspiração de Papada: com o objetivo de eliminar o excesso de gordura do pescoço, o procedimento pode ser feito através da aplicação de enzimas, que rompem as membranas das células de gordura, ou por lipoaspiração mecânica através de uma cânula, sob anestesia, que suga a gordura e gera resultados definitivos.
  6. Rinoplastia: indicada para corrigir e remodelar a estrutura do nariz, tanto a parte óssea como a parte cartilaginosa, proporciona melhorias estéticas e de respiração.

Mas quanto custa fazer uma Harmonização Orocial?

Levando em consideração que HOF não constitui uma única técnica, o valor pago vai depender das seguintes questões:

  1. Local da realização do procedimento: o preço pode variar de acordo com a região;
  2. Análise e planejamento estratégico: esta primeira parte é crucial para o sucesso do procedimento, uma vez que o profissional utiliza todo o seu conhecimento e toda sua habilidade, adquiridos através de cursos e especializações, para identificar as atuais características do rosto da pessoa, relacioná-las com os objetivos pretendidos e, assim, definir quais técnicas serão utilizadas;
  3. Definidas as técnicas, cada uma tem suas particularidades e objetivos, o que vai determinar a quantidade e a marca dos produtos utilizados;
  4. Algumas técnicas, como o preenchimento com ácido hialurônico, proporcionam efeitos imediatos e os resultados duram em torno de 18 meses. Após esse período, novas sessões para ajustes e retoques são necessárias;
  5. Algumas clínicas cobram por pacotes fechados, outras por cada sessão.

Logo, é possível notar que o valor não é único para todos. Depende de cada caso, depende dos objetivos que a pessoa tem em mente, assim como da análise do profissional, juntamente com a escolha das técnicas mais adequadas. Localização da clínica e capacitação dos profissionais envolvidos também impactam diretamente no valor. Por isso, definir um preço só é possível mediante consulta. 

Por último, mas não menos importante, vale ressaltar que a Harmonização Orofacial é um procedimento que vai impactar diretamente na sua autoestima, proporcionando mais autoconfiança e qualidade de vida. Assim, cabe a questão: quanto vale mudar sua vida para melhor?

ICO Campinas

No Instituto de Cuidados Odontológicos, você encontra uma vasta equipe de profissionais qualificados para fazer Harmonização Orofacial com segurança e tranquilidade. Seguindo um protocolo de atendimento que une eficiência, agilidade e propostas personalizadas, nossos profissionais estão prontos para te atender e te ajudar a alcanças seus objetivos.