O que esperar da harmonização facial?

Harmonização Facial

O que esperar da harmonização facial?

Já faz um tempo que a técnica de harmonização facial está na boca e, literalmente, no rosto das pessoas.

Se você não conhece quem a tenha feito, provavelmente segue alguém nas redes sociais que se rendeu a ela, ou, com certeza, viu diversos rostos harmonizados na TV e nas telas do cinema.

Mas será que a harmonização facial é para você? O que esperar desse tipo de tratamento?

Portanto, vamos tirar essas e outras dúvidas sobre um dos procedimentos estéticos mais desejados da atualidade. Confira!

O que é harmonização facial?

Chamada também de harmonização orofacial, é o conjunto de diferentes procedimentos estéticos que visa melhorar o equilíbrio das regiões do rosto, como a área da bochecha, o queixo e o nariz.

Em outras palavras, trata-se de uma técnica que possibilita o alinhamento e a correção dos ângulos da face, bem como a harmonia do rosto, destacando as características peculiares de cada pessoa.

Áreas do rosto que podem ser modificadas

Inicialmente, antes de realizar o procedimento, profissional e paciente alinham expectativas e avaliam as regiões do rosto que podem ser modificadas, considerando padrões próprios de anatomia e valorizando a beleza natural de cada um.

Ciente disso, veja abaixo as áreas que podem passar por contorno, alongamento ou projeção:

  • Nariz — alinhar, elevar, rebaixar, aumentar a largura;
  • Lábios — alongar ou aumentar o volume;
  • Supercílios — elevar;
  • Mento — aumentar a altura, a projeção ou a largura do queixo;
  • Malar — aumentar ou definir a região da bochecha (maçãs do rosto);
  • Mandíbula — definir, alongar ou aumentar o ângulo.
  •  

Como é feita a Harmonização Facial?

A harmonização facial requer anestésico tópico, anestesia local ou bloqueio, conforme a região do rosto.

Por isso, com o uso de agulhas ou microcânulas, é feita a injeção de preenchedores, procedimento que leva de 30 minutos a uma hora.

Porém, não se assuste se o seu rosto ficar um pouco inchado após o término da sessão. É normal.

Conforme o objetivo do procedimento, são utilizadas diversas técnicas. Por isso, há casos que envolvem múltiplos profissionais, como dermatologistas, dentistas e cirurgiões plásticos.

A seguir, saiba mais sobre as diferentes técnicas de harmonização facial e suas peculiaridades!

Aplicação de toxina botulínica

A toxina botulínica promove o relaxamento do músculo, prevenindo a formação de rugas.

Dessa forma, essa substância é usada para levantar ou corrigir o ângulo das sobrancelhas ou suavizar rugas de expressão, como os populares pés de galinha.

Peeling

No peeling, são utilizadas substâncias ácidas que levam a uma ligeira descamação da camada externa da pele.

Nesses casos, a finalidade é promover a renovação celular, contribuindo com a suavização de linhas de expressão e tornando a pele mais uniforme e bonita.

Microagulhamento

São provocadas microlesões na pele para estimular a produção de colágeno e, assim, suavizar manchas e cicatrizes, além de torná-la mais firme. O especialista utiliza aparelho específico para realizar o procedimento.

Lifting facial

O efeito lifting consiste em “puxar” os tecidos faciais sem a necessidade de cirurgia. Em geral, a técnica é feita com a inserção de fios de ácido polilático, substância que estimula a produção de colágeno.

Preenchimento

Normalmente, essa técnica de harmonização facial é realizada com ácido hialurônico para aumentar o volume de áreas como maçãs do rosto, queixo e lábios e, ainda, nivelar sulcos e rugas ou preencher olheiras profundas.

Bichectomia

É um procedimento cirúrgico que visa a remoção de pequenas bolsas de gordura localizadas nos dois lados da face. O objetivo é afinar as maçãs do rosto para realçá-las.

Para isso, pequenos cortes, com menos de 5 mm, são feitos dentro da boca, garantindo que nenhuma cicatriz fique visível no rosto.

Quais são as indicações para a Harmonização Facial?

Será que a harmonização facial é para você? Confira as indicações!

1ª situação

Homens e mulheres que desejam valorizar sua beleza natural sem a necessidade de realizar mudanças radicais com procedimentos considerados invasivos.

2ª situação

Homens e mulheres que querem corrigir possíveis desarmonias e desproporções no rosto.

3ª situação

Homens e mulheres que buscam neutralizar mudanças ocorridas no rosto com o passar dos anos (rugas e flacidez, por exemplo).

Há riscos?

A harmonização facial é considerada uma técnica segura. Porém, é fundamental realizá-la com um profissional e em um local confiáveis para evitar complicações após o procedimento.

Entretanto, se esse cuidado não for tomado, o paciente está sujeito aos seguintes riscos:

  • Obstrução do fluxo sanguíneo na face;
  • Necrose do tecido;
  • Deformação do rosto;
  • Infecções graves.

Além disso, converse com o profissional sobre a regularidade com que você pode fazer o procedimento. É que realizá-lo muitas vezes seguidamente pode enfraquecer o músculo do rosto e tornar a pele flácida. O segredo é moderação!

Como é o período de recuperação?

Em geral, o paciente pode retornar à rotina normal no dia seguinte, mas tudo vai depender do tipo de procedimento e de cada caso.

Outra coisa: é recomendado evitar a exposição ao sol logo após fazer harmonização facial para prevenir o surgimento de manchas na pele.

Por fim, para que tudo saia como o planejado, tire todas as suas dúvidas com o profissional especializado antes de passar pelo procedimento, combinado?

O que esperar desse procedimento estético?

Vamos ao que mais interessa: os resultados!

Como se trata de uma técnica temporária, os efeitos da harmonização facial variam de acordo com a região do rosto, o tipo de procedimento, a substância utilizada na aplicação e cada paciente.

Veja o período de duração com duas das substâncias mais utilizadas:

  • Toxina botulínica — de quatro a seis meses;
  • Preenchimento com ácido hialurônico — de 12 a 18 meses.

Consequentemente, os resultados completos são sentidos de 15 a 30 dias após o procedimento, quando a substância age 100% na região do rosto e provoca aquele efeito estético tão aguardado.

E então, que tal alcançar a aparência que você sempre quis? Sim, você pode.

Portanto, dê o primeiro passo antes de iniciar sua harmonização facial. Procure pelo ICO Campinas!