Principais cuidados na saúde bucal infantil

Principais cuidados na saúde bucal infantil

Confira dicas essenciais para deixar o sorriso das crianças em dia.

Nunca é cedo demais para dar atenção à saúde bucal das crianças.

A primeira consulta com um dentista deve acontecer por volta dos 6 meses de idade, ou, quando os dentes do bebê começarem a nascer.

Nesse primeiro momento, é importante entender como funciona a higiene bucal dos pequenos, quais os produtos mais indicados e cuidados essenciais para manter a saúde em dia. 

A partir dessa fase, o especialista também deve acompanhar como se desenvolvem as arcadas dentárias e estruturas orofaciais do bebê.

Para além do trabalho dos dentistas, também é fundamental que, desde cedo, as crianças tenham incentivo para bons hábitos alimentares e uma rotina de limpeza diária.

Mas antes de pensar na saúde bucal do bebê, como está a sua saúde bucal?

As mamães com hábitos alimentares ruins, podem aumentar o risco de transmitir bactérias que causam doenças às crianças. Portanto, é importante lembrar que a saúde bucal do filho está diretamente ligada aos seus hábitos alimentares e de higiene.

Confira abaixo os cuidados especiais com a saúde bucal de crianças dos 6 meses até os 12 anos.:

0 a 24 meses – Antes dos 6 meses, pode-se limpar as gengivas dos recém-nascidos com pano de algodão úmido. Por volta dos 6 meses de idade, quando começam a surgir os primeiros dentes, e os bebês já passam a ingerir alimentos, os pais devem limpar, regularmente, os dentinhos com escovas apropriadas e fazer uso de uma pequena quantidade de creme dental sem flúor para prevenir formação de placa. Mas lembre-se, é fundamental uma consulta com um dentista especializado para orientações mais precisas.

2 anos até 5  anos – Essa é  fase que requer mais atenção dos pais à saúde bucal infantil, pois é nesse momento que as crianças descobrem os prazeres do chocolate, bebidas açucaradas, balas e amidos que ajudam na formação de cáries. Por volta dos dois anos, já é possível introduzir cremes dentais com flúor para prevenir a doença. O uso do fio dental, além da escovação, também deve ser realizado sob supervisão dos responsáveis a partir dos 4 anos de idade. 

5 a 9 anos – Nos primeiros 5 anos de vida, as crianças devem realizar visitas de rotina ao dentista, a cada seis meses.  Na medida em que os dentes de leite começam a cair, para dar lugar aos dentes permanentes, a escovação deve ser ainda mais detalhada e as visitas aos dentistas regulares, para que se acompanhe a formação correta da dentição e prevenir doenças bucais.

10 aos 13 anos – Nessa fase, as crianças já estão com a dentição permanente estabelecida e devem seguir com escovação, ao menos, 3 vezes ao dia, além do uso de fio dental após as refeições e, claro, visitas periódicas a especialistas para garantir uma vida na adolescência com qualidade e bem estar.