Você sabia que a toxina botulínica pode te ajudar em suas dores de cabeça?
A toxina botulínica está cada vez mais conhecida e é bastante requisitada em tratamentos, principalmente estéticos. Mas você sabia que além de todos os seus benefícios estéticos, ela pode te ajudar em suas dores de cabeça?
Se você sofre com enxaquecas, dores de tensionamento na região da mandíbula, cefaleias tensionais, esse blog é para você!
Saiba tudo sobre o procedimento e livre-se de vez desse problema.
Afinal, o que é toxina botulínica?
A toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Ela é utilizada por meio de aplicações musculares, ocorrendo a paralisação do impulso nervoso que orienta o determinado músculo, causando relaxamento local.
Dessa forma, a toxina botulínica atua como um bloqueio da musculatura, impedindo sua contração e tensionamento.
Assim, dependendo do local e forma de aplicação, seus benefícios podem ser estéticos, mas também funcionais, aliviando as dores.
Como é feita a aplicação?
A toxina botulínica é aplicada com uma agulha bem fina, em pequenas doses, por meio de injeções em pontos específicos, na região que será tratada.
Esse procedimento também não exige anestesia antes nem repouso ou recuperação depois do tratamento.
Assim, tanto o número de aplicações quanto os pontos em que o procedimento será realizado, são definidos pelo profissional responsável, de acordo com os objetivos e necessidades do paciente.
Nesse caso, a aplicação é praticamente indolor e o início do efeito surge após 2 ou 3 dias, com uma paralisação progressiva do músculo e pico de ação e estabilização do efeito, com cerca de 15 dias.
Qual a durabilidade?
O efeito pode durar de 4 a 6 meses, por isso, ele precisa de manutenção regular para manter o resultado desejado.
Além disso, alguns fatores podem interferir na durabilidade da toxina, como, por exemplo, algumas condições genéticas, contração muscular e técnica de aplicação.
Como a toxina botulínica pode me ajudar com as dores de cabeça?
No caso do tratamento da enxaqueca, o tratamento com a toxina botulínica é realizado de forma minimamente invasiva, ou seja, não exigindo qualquer intervenção cirúrgica.
Assim, ela atua ao bloquear os neurotransmissores responsáveis pelo sinal da dor no cérebro. Ou seja, a substância interrompe a transmissão do sintoma doloroso pelo sistema nervoso central.
Para pacientes que apresentam dores de tensionamento, principalmente na região da mandíbula, a toxina botulínica pode ser aplicada nos músculos masseter e temporal.
Dessa forma, ela age no neurônio motor impedindo a liberação de acetilcolina, que é a substância que promove a contração da musculatura. Desse jeito, impedindo a contração, que ocasiona o ranger dos dentes, assim como a força excessiva que a pessoa exerce ao mastigar.
Os efeitos do procedimento para essas condições podem durar até um ano. Mesmo que a ação da toxina, geralmente, permaneça por até 6 meses (como em tratamentos estéticos), neste procedimento tende a permanecer por mais tempo, devido a espessura dos músculos da região.
Ficou interessado em realizar a aplicação da toxina botulínica?
Venha fazer uma avaliação com a gente! No ICO Campinas você encontrará uma equipe de profissionais qualificados para analisar suas condições específicas, oferecendo o tratamento ideal para você.
Acesse agora mesmo: https://icocampinas.com.br/tratamentos/