Homens também fazem harmonização orofacial?

Pacientes



Homens também fazem harmonização orofacial?

Cresce a cada dia o número de homens que buscam tratamentos estéticos para se sentirem melhor com a sua aparência. 

Segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o número de procedimentos de estética facial em homens teve um aumento de 255% entre 2014 e 2019!

E uma das técnicas mais faladas no momento, a harmonização orofacial é ideal para quem busca acentuar os traços faciais masculinos, melhorando a autoestima, sem precisar recorrer a cirurgias.

Saiba mais sobre esse tratamento e porque ele pode ser a melhor escolha!

 

O que é a Harmonização Orofacial

Dentro dessa área de atuação do dentista, estão incluídos diversos procedimentos minimamente invasivos que visam uma aparência facial mais rejuvenescida e harmônica.

Dentre as técnicas, estão a aplicação de toxina botulínica para prevenir e atenuar rugas, o uso de bioestimuladores de colágeno para combater a flacidez e melhorar o aspecto da pele e os preenchedores, que são capazes de criar volume em locais estratégicos do rosto, como queixo e ângulo da mandíbula.

Entretanto, existem muito mais técnicas que o cirurgião-dentista pode indicar ao paciente baseado na análise facial e nas expectativas do paciente. Cada paciente é único e, portanto, é necessária uma avaliação individual para uma proposta de tratamento eficaz.

 

Quais os procedimentos estéticos mais realizados por homens?

A literatura mostra que alguns traços são mais valorizados que outros na busca pela beleza masculina.

São exemplos dessas características: os maxilares mais proeminentes e retos, maçãs do rosto mais altas e anguladas e queixo bem definido e projetado. Para obter esse contorno mais definido e aumentar o volume de certas regiões é utilizada a aplicação do ácido hialurônico.

O preenchimento com o ácido hialurônico é seguro, quando feito com a técnica e com produtos adequados, isso porque ele é uma substância já presente em nosso organismo, portanto não causa rejeição.

Além da função de aumento de volume, ele tem também, como efeito, um melhor aspecto da pele e sustentação, trazendo um certo rejuvenescimento para a região aplicada.

A duração dos procedimentos realizados com o ácido hialurônico dura de 12 a 24 meses e podem ser refeitos quando o efeito acabar.

O procedimento é realizado no próprio consultório odontológico, podendo ser feito sob efeito da anestesia local, como se fosse um tratamento dentário, não sendo necessário nenhum preparo prévio.

Inclusive, muitos homens que usam barba para esconder alguma característica do rosto, como a “falta” de queixo, conseguem na harmonização facial alcançar a segurança quanto à sua aparência e ter a liberdade de se sentirem bem com ou sem ela.

A depender da necessidade e expectativa do paciente, também é possível a aplicação da toxina botulínica na testa ou ao redor dos olhos para atenuar linhas de expressão.

 

Benefícios da Harmonização facial

A harmonização facial tem uma série de benefícios em relação à cirurgia plástica, não à toa muitos artistas e influencers se submetem à essas técnicas.

Em primeiro lugar é um procedimento mais simples, realizado no próprio consultório, não necessitando de internações ou pós-operatórios prolongados.

Outro ponto é que o resultado pode ser visto quase que imediatamente, embora possa acontecer algum inchaço ou hematoma na região, o que é normal e muitas vezes esperado a depender do procedimento realizado.

Também vale destacar que, com essa técnica, é possível ir construindo aos poucos uma nova aparência, ou seja, ir fazendo pequenas mudanças por vez, até o paciente ir se acostumando com seu novo rosto. É possível ir modulando o resultado, fazendo acréscimos onde necessário.

O efeito pode ser revertido ou é temporário, assim, caso o paciente não goste do resultado, com o tempo os efeitos vão se tornando mais sutis.

 

Segurança dos procedimentos

Os procedimentos são consagrados na literatura e vem sendo usado há anos, com altas taxas de sucesso. É claro que é preciso buscar um profissional capacitado para poder realizar o procedimento.  

Também é necessário ressaltar que todas as recomendações pós-operatórias devem ser seguidas pelo paciente, diminuindo assim as chances de insucesso.

 

Vantagens de se fazer o procedimento com um dentista

O dentista irá avaliar o seu rosto como um todo, incluindo o seu sorriso, que tem um forte impacto na nossa aparência. Assim, ele poderá propor procedimentos dentais, uma vez que os dentes também podem ajudar a transmitir a imagem que o paciente busca.

Por exemplo, vamos supor um homem com 2 metros, ombros largos, queixo proeminente, mas dentes curtos, pequenos e arredondados. Certamente, na busca por um equilíbrio de imagem, o profissional, além dos procedimentos da harmonização orofacial, pode propor a mudança dos dentes para torná-los mais largos, compridos e com uma anatomia mais quadrada.

Onde realizar o tratamento com discrição e segurança?

O ICO Campinas possui uma infraestrutura completa para atender os pacientes nas mais diversas demandas da odontologia. Agenda uma visita e faça uma avaliação.

Harmonização Facial Masculina - Agende sua primeira consulta