3 queixas de pacientes que podem ser resolvidas com a Toxina Botulínica!

  • Home
  • profissionais
  • 3 queixas de pacientes que podem ser resolvidas com a Toxina Botulínica!
toxina botulínica

3 queixas de pacientes que podem ser resolvidas com a Toxina Botulínica!

A Toxina Botulínica não é apenas uma ferramenta exclusiva da área estética. Suas propriedades e benefícios são cada vez mais utilizados para resolver queixas importantes dos pacientes, de forma simples, segura e, claro, muito eficiente.

Dessa forma, sua capacidade de proporcionar resultados estéticos e terapêuticos de forma minimamente invasiva tem transformado a maneira como os dentistas solucionam certas condições, oferecendo uma abordagem integrativa e abrangente para a saúde bucal e facial.

Como age a Toxina Botulínica?

A toxina botulínica é uma substância derivada da bactéria Clostridium botulinum e possui propriedades neuromusculares únicas que podem ser aproveitadas na área da saúde.

Assim, ela age impedindo a liberação pré-sináptica da acetilcolina, que é o neurotransmissor responsável por transmitir os sinais elétricos dos nervos para os músculos.

Isso ocorre ao interferir na fusão das vesículas que contêm a acetilcolina com a membrana da célula nervosa, impedindo, assim, a transmissão do sinal para o músculo.

Dessa forma, esse bloqueio impede a despolarização do terminal nervoso, interrompendo a comunicação entre os nervos e os músculos. 

Como resultado, a contração muscular é temporariamente impossibilitada, uma vez que o neurotransmissor crucial não é liberado.

Essa ação resulta em uma alteração do músculo, que pode se manifestar como uma sensação de rigidez, esticamento ou relaxamento. 

Os efeitos começam a se desenvolver cerca de 24 horas após a aplicação e atingem seu ápice em torno de 15 dias.

Quais queixas podem ser resolvidas com a toxina botulínica?

A utilização da toxina botulínica na odontologia tem revolucionado a forma como abordamos uma variedade de condições e preocupações relacionadas à saúde bucal e facial.

Por isso, além de seu conhecido papel na estética facial, essa ferramenta tem se mostrado uma aliada poderosa no tratamento de questões funcionais, sendo cada vez mais utilizada e garantindo a satisfação do paciente.

Confira algumas das queixas que a toxina pode solucionar:

1 – Bruxismo e Disfunção Temporomandibular (DTM): Muitos pacientes chegam no consultório queixando-se de dores na região da ATM, dores de cabeça, desgaste dental, sintomas típicos de bruxismo e DTM.

Para isso, a toxina botulínica pode ser aplicada em pontos específicos nos músculos temporal anterior e masseter, diminuindo sua atividade excessiva, aliviando a dor e prevenindo o desgaste dentário.

Dessa forma, você resolve a dor do paciente por meio de um tratamento não invasivo, sem desconfortos e de forma muito eficaz.

2 – Sorriso Gengival: Alguns pacientes podem se sentir desconfortáveis com um “sorriso gengival” excessivo, no qual uma quantidade significativa de gengiva é exposta ao sorrir.

Sendo assim, a  toxina botulínica pode ser usada para relaxar os músculos responsáveis por elevar o lábio superior, resultando em um sorriso mais equilibrado e esteticamente agradável.

3 – Dor Orofacial Crônica: A toxina botulínica pode ser aplicada em áreas específicas para aliviar a dor associada a condições como neuralgia do trigêmeo e enxaquecas crônicas.

Essa abordagem oferece uma alternativa não farmacológica e minimamente invasiva para o tratamento da dor orofacial.

Outros fatores que a toxina também pode resolver

Além das 3 queixas principais que os pacientes mais se incomodam, ainda existem outras características que podem ser resolvidas, com a aplicação da toxina botulínica. 

  • Assimetrias Faciais: Assimetrias faciais são comuns em praticamente todos os indivíduos. Porém, algumas são bem evidentes e acabam representando grandes incômodos nos pacientes, impactando diretamente em sua autoestima e bem-estar.

Assim, pequenas assimetrias podem ser corrigidas com precisão, usando a toxina botulínica para equilibrar a atividade muscular.

Isso pode incluir correções sutis no sorriso, lábios ou outras áreas, obtendo uma aparência muito mais simétrica e harmônica.

  • Sialorreia: É muito comum pacientes queixarem-se do excesso de saliva, ocasionados por disfunções ou até mesmo condições particulares.

Esses pacientes podem se beneficiar da aplicação de toxina botulínica, com a administração cuidadosa de pequenas quantidades em áreas específicas das glândulas salivares.

Essa aplicação reduz a produção de saliva de maneira temporária, aliviando a sensação de boca excessivamente úmida e minimizando os constrangimentos associados à sialorreia.

Como é feita a aplicação?

A aplicação da toxina botulínica na prática odontológica é um procedimento realizado com muita precisão e cuidado.

Para isso, é importante começar por uma avaliação minuciosa das necessidades específicas do paciente, considerando suas queixas e perspectivas.

Após essa avaliação, a aplicação é feita em regiões de interesse, de acordo com o resultado desejado, não sendo um procedimento de muito desconforto ao paciente.

Para garantir o sucesso em seus tratamentos, é importante entender que a aplicação da toxina botulínica é uma habilidade que requer conhecimento aprofundado da anatomia facial, técnicas de injeção precisas e compreensão das diversas aplicações terapêuticas e estéticas.

Portanto, ao incorporar essa técnica em sua prática, você pode fornecer soluções personalizadas e eficazes para melhorar a saúde oral e a qualidade de vida de seus pacientes.

Capacitação em Preenchimento Facial e Toxina Botulínica

Além de toda a expertise e qualidade, nós, do ICO Campinas, temos uma das maiores estruturas para profissionais de odontologia do Brasil. Nossa filosofia é baseada em 3 pilares: Felicidade, Eficiência e Prosperidade.

Por isso, o nosso curso de Capacitação em Preenchimento Facial e Toxina Botulínica é elaborado com o objetivo de capacitar o cirurgião-dentista no uso da toxina botulínica para fins estéticos e na realização de preenchimento facial com ácido hialurônico, permitindo um melhor entendimento para que ele possa implementá-la em sua clínica da forma mais fácil, eficiente e lucrativa.

Coordenadores: TIAGO SANCHEZ PRUDENCIO CRO – SP: 80417 E FERNANDO JABER CRO-SP: 74600

toxina botulínica