A relevância da avaliação pré-operatória na minimização de riscos cirúrgicos
O consultório odontológico funciona como uma compacta sala de cirurgia, e para que elas ocorram de forma segura e eficiente são necessárias etapas anteriores à cirurgia em si. A avaliação pré-operatória tem como objetivo analisar o estado em que se encontra o paciente com o intuito da realização do procedimento ocorrer com a menor morbimortalidade possível.
Para tanto, alguns itens devem ser observados: avaliação pré-operatória anestésica; avaliação de riscos; cuidados pré-operatórios.
Avaliação pré-operatória anestésica:
Essa etapa é de suma importância, pois a consulta pré-anestésica possibilita avaliar o paciente fisiologicamente e psicologicamente, como também sua via aérea e acesso venoso. Permite também planejar a anestesia, a analgesia e os cuidados pré-cirurgia.
Ademais, essa é uma boa oportunidade para esclarecer dúvidas sobre o procedimento de analgesia e assim conseguir o aval do paciente ou do seu responsável legal.
Avaliação de riscos:
Em qualquer procedimento cirúrgico há uma suposição de riscos inerentes do tipo de procedimento ou de fatores do próprio paciente. As intervenções cirúrgicas são classificadas como pequeno porte ou menor risco, ou médio e grande porte, maior risco. As cirurgias ortognáticas, pelo risco hemorrágico em potencial, são encaixadas no grau de maior risco.
CUIDADOS PRÉ-OPERATÓRIOS:
– Medicamentos: os de uso crônico devem ser mantidos;
– Dieta: é recomendado um jejum de 8 horas para intervenções de anestesia geral;
– Higiene bucal: deve ser rigorosamente realizada após as refeições;
– Antibioticoprofilaxia: a opção do uso de antibioticoterapia profilática é sustentada num possível efeito benéfico em relação a um contrapeso de possíveis situações adversas.
É também por essa preocupação com a diminuição de possíveis complicações que desenvolvemos um curso único:
Aperfeiçoamento de Cirurgia Oral Avançada; para desenvolver a técnica cirúrgica dos alunos e lhes propiciar maior segurança e discernimento na rotina.