Aperfeiçoamento ou Especialização em Ortodontia: e agora?

Aperfeiçoamento ou Especialização em Ortodontia: e agora?

Hoje, fazer uma graduação é muito mais fácil do que há 20 ou 30 anos. O aumento do poder aquisitivo da população, o surgimento de mais e novos centros universitários, os programas de bolsas de estudo e crédito, assim como as facilidades de ingresso, como uso da nota do ENEM, diferentes tipos de provas e a dispensa do vestibular para pessoas já graduadas facilitaram, consideravelmente, o acesso ao ensino superior.

De acordo com o MEC, são ofertados 33 mil cursos de graduação em mais de 2 mil universidades. Dados do INEP e do Ministério da Educação apontam que, no ano 2000, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação era de 2,7 milhões e, em 2019, o índice triplicou, ultrapassando a marca de 8 milhões.

Mesmo que seja motivo de orgulho para a educação brasileira, o aumento de pessoas que se matriculam no ensino superior significa um aumento de profissionais no mercado de trabalho.

E é aí que começa a corrida para se destacar e conquistar as melhores oportunidades.

Como se destacar no mercado de trabalho

Para ter sucesso no mercado de trabalho, um bom planejamento de carreira é essencial. Decidir a profissão, escolher as melhores universidades, fazer estágios e cursos complementares, optar pelas melhores empresas ou pelo empreendedorismo, além de planejar o futuro para além da graduação, são etapas de suma importância neste planejamento.

Mesmo com todo o conhecimento e vivência de mundo que a graduação proporciona, juntamente com as experiências profissionais até o dado momento, traçar qual caminho seguir após a universidade pode ser uma escolha difícil diante de tantas opções de cursos como imersões, especializações, mestrados e doutorados, por exemplo.

E, na odontologia, não é diferente. As diversas especializações associadas aos mais variados tipos de cursos ofertados podem dificultar a tomada de decisão. E uma das perguntas que surge na mente de quem pretende se especializar em Ortodontia é: aperfeiçoamento ou especialização?

Para que você possa entender a diferença entre esses dois tipos de cursos e fazer sua escolha com mais segurança, vamos explicar cada um deles, bem como suas especificidades. Continue a leitura para conferir.

Aperfeiçoamento e Imersão

Estes dois tipos de cursos são caracterizados pela curta duração, podendo variar de 2 dias (imersão) a 18 meses (aperfeiçoamento).

As imersões em Ortodontia têm como objetivo atualizar o profissional, de uma maneira geral, sobre um determinado tema da área. Os cursos de aperfeiçoamento, por sua vez, são mais desenvolvidos, mesclando fundamentação científica com prática clínica.

Por terem uma carga horária baixa, não agregam ao profissional certificação ou título de especialista, porém o habilita para a prática.

Especialização

Considerada um curso de pós-graduação latu sensu, a especialização tem como objetivo aprimorar o profissional em temas específicos da Ortodontia, proporcionando conhecimento através de uma intensa prática clínica associada às pesquisas científicas. Ao concluir o curso de especialização, o aluno receberá o título de especialista.

Mestrado e Doutorado

Indicados para quem deseja seguir a carreira acadêmica, atuando em universidades ou em pesquisas científicas, são cursos mais teóricos e de longa duração – de 2 a 4 anos.

Algumas opções de mestrados, classificadas como stricto sensu, são chamadas de mestrados profissionais e também preparam o aluno para o mercado, enfatizando técnicas e estudos direcionados para o desempenho profissional, sendo mais teóricas que os mestrados tradicionais.

Os dois tipos de mestrados e o doutorado garantem diploma e títulos de Mestre, Mestre Profissional e Doutor.

A tabela abaixo ajuda e visualizar melhor a diferença entre cada curso. Veja:

Experiência prévia

O nível de conhecimento prévio do assunto é um fator que deve ser levado em consideração. Se você já possui experiência com o tema escolhido, um curso de especialização é ideal, uma vez que se trata de um aprimoramento de habilidades.

Já para quem não apresenta nenhuma experiência prévia no tema, as imersões e os cursos de aperfeiçoamento são mais indicados, pois, assim, no momento de fazer as especializações, por exemplo, o profissional apresentará uma maior maturidade profissional, teórica e técnica.

Vale lembrar também que não existe quantidade máxima de cursos a se fazer, portanto invista no seu conhecimento

para se tornar um profissional mais completo e melhor sucedido.

ICO Campinas

Agora que você já sabe as diferenças entre os tipos de cursos na área da Odontologia, conheça as opções do ICO Campinas e invista no seu futuro. Com o equilíbrio ideal entre teoria e prática, você estará apto para novos horizontes! Acesse nosso site para conferir ou entre em contato com nossa equipe.