Como alcançar a excelência na Implantodontia?

Como alcançar a excelência na Implantodontia?

Alcançar a excelência na implantodontia é um desejo de muitos dentistas. Isso porque, essa área é um dos ramos da odontologia que mais cresceu ao longo dos anos.

Avanços tecnológicos, desenvolvimento científico, técnicas inovadoras são alguns dos adventos que possibilitaram tratamentos com implantes mais seguros e eficazes.

Além disso, cada vez mais pessoas estão preocupadas com a saúde oral. Por isso, a procura por tratamentos com implantes cresce a cada dia e é preciso estar preparado para essa grande demanda.

Apesar de todos os avanços, a colocação de implantes é um procedimento que exige bastante preparo. Por isso, é preciso estar por dentro das novas tendências, saber executar as mais novas técnicas e alcançar resultados de excelência.

Quer saber como? Preparamos esse blog com alguns dos principais assuntos da implantodontia para que você possa se destacar e alcançar a excelência na área!

1. Planejamento cirúrgico

Para planejar uma reabilitação com implantes, vários requisitos devem ser analisados, principalmente quanto à situação biológica do paciente. Para isso, ele deverá ser submetido à avaliação que vai desde exame clínico, modelos de estudo e documentação fotográfica, até exames complementares como exames de imagem.

O planejamento deve prever a posição ótima do implante, a partir de uma tomografia computadorizada a qual fornecerá informações fundamentais como quantidade de osso.

Deve-se atentar ao fato de que implantes mal posicionados tornam os procedimentos clínicos e laboratoriais muito mais complexos durante a confecção da prótese. Por isso, o seu correto planejamento é imprescindível.

O enceramento diagnóstico é muito utilizado para confeccionar um guia de resina acrílica, com o intuito de auxiliar no posicionamento dos implantes. Além disso, permitem a confecção dos guias, que auxiliam na seleção dos implantes e na localização e inclinação dos mesmos, avaliando, ainda, a necessidade de cirurgias ósseas reconstrutivas prévias ao posicionamento das fixações.

2. Planejamento da prótese

Para o sucesso do tratamento com implantes, é fundamental o planejamento da prótese. Ela influenciará na escolha dos implantes dentários e dos processos cirúrgicos para alcançar o resultado ideal.

Dessa forma, deve-se planejar o tipo de prótese, a geometria do implante a ser utilizado, número e sua disposição no osso.

Assim, a prótese final deve corresponder às expectativas do paciente, respeitando parâmetros funcionais, fonéticos e estéticos.

3. Implantes zigomáticos

Outra tecnologia revolucionária para a Implantodontia é a que envolve os implantes zigomáticos. Porém, nem todos os pacientes são elegíveis para realizar esse tipo de implante.

Eles são feitos com a fixação das próteses no osso homônimo, sendo uma excelente alternativa para pacientes que perderam a estrutura óssea do maxilar superior.

Além disso, permitem a associação de diferentes técnicas, como a da carga imediata. Por ser um procedimento um pouco mais complexo, exige muita capacitação do profissional responsável.

4. Sistemas de próteses CAD/CAM

A tecnologia CAD/CAM está cada vez mais presente em praticamente todas as áreas da odontologia, otimizando o fluxo de trabalho dos cirurgiões-dentistas.

No caso da implantodontia, ele pode ser utilizado no sistema de próteses, permitindo a produção de componentes protéticos de qualidade industrial e ótima adaptação. Além disso, a face do paciente é escaneada, considerando características específicas como formato do rosto, por exemplo. Assim, as próteses produzidas ficam extremamente personalizadas e de acordo com as necessidades de cada paciente.

Dessa forma, são produzidas próteses em materiais sem metais, o que traz mais conforto, adaptação e segurança para a região bucal, configurando um aspecto natural ao resultado final.

Por que é importante acompanhar essas tendências?

A área da saúde está cada vez mais tecnológica. Isso significa que as tendências ocorrem muito mais rapidamente, com a implementação de estratégias e o uso de técnicas que demandam alta capacitação profissional.

Assim, investir em uma especialização de qualidade em Implantodontia é pré-requisito para o seu sucesso profissional e, consequentemente, atingir resultados de excelência.

Por esse motivo, nós, do ICO Campinas, abordamos esses e muitos outros temas, que são as mais novas tendências, no nosso curso de especialização em Implantodontia.

Dessa forma, é possível o aluno inteirar-se das tendências para praticar uma Implantodontia inovadora e contemporânea, com uma metodologia simples de ser aplicada.

Com todo esse preparo, você desenvolverá diferenciais competitivos e terá uma posição de destaque no mercado. Além disso, captará novos pacientes e os fidelizará com um atendimento personalizado e capacitado.

Agora que você conhece a importância da Implantodontia e está por dentro das melhores novidades do segmento, não perca mais tempo. Invista em uma boa especialização, a fim de trazer as melhores alternativas de tratamento para os seus pacientes! Acesse agora mesmo nosso site: https://icocampinas.com.br/

excelência na implantodontia