Parar de atualizar-se não é uma opção: Conheça as principais tendências da ortodontia

  • Home
  • profissionais
  • Parar de atualizar-se não é uma opção: Conheça as principais tendências da ortodontia
parar de atualizar-se

Parar de atualizar-se não é uma opção: Conheça as principais tendências da ortodontia

Parar de atualizar-se não é uma opção quando pensamos que a odontologia vem se modernizando a cada dia, com a tecnologia estando cada vez mais presente!

Por isso, é preciso estar por dentro das novas tendências, saber executar as mais novas técnicas e alcançar resultados de excelência.

Assim, é possível alcançar resultados muito mais satisfatórios, sem abrir mão do conforto do paciente, garantindo a excelência do tratamento.

E com a ortodontia não é diferente: novas técnicas, métodos e ferramentas são desenvolvidas constantemente para atender a grande demanda por tratamentos cada vez mais eficientes e com ótimos resultados.

Sendo assim, preparamos esse blog com alguns dos principais assuntos da ortodontia moderna para que você possa se destacar e alavancar a sua carreira na ortodontia.

Vamos juntos?

Ortodontia digital no planejamento do tratamento:

A ortodontia digital está cada vez mais presente nos tratamentos, sendo a mais nova grande demanda dos pacientes. Afinal, conquistar dentes alinhados de forma rápida e eficiente é desejo de praticamente todos!

Nesse sentido, a ortodontia digital proporciona uma nova maneira dos profissionais planejarem e executarem o tratamento, possibilitando maior previsibilidade do resultado final e personalização do tratamento.

Com o uso de scanners intraorais e softwares de modelagem 3D, é possível criar modelos digitais precisos dos elementos dentais, além de prever a movimentação necessária, possibilitando um tratamento muito mais assertivo e eficiente, garantindo a satisfação do paciente.

Alinhadores invisíveis

Os alinhadores invisíveis fazem parte na ortodontia digital, sendo cada vez mais populares atualmente. Conquistar o sorriso dos sonhos, sem abrir mão da estética é a nova demanda dos pacientes e os alinhadores invisíveis cumprem muito bem esse papel.

Dessa forma, com uso de scanners intraorais e softwares de modelagem 3D da ortodontia digital, é possível confeccionar alinhadores estéticos personalizados ao paciente, os quais promoverão as movimentações exatas de cada elemento dental de forma rápida, eficiente e estética.

Assim, os aparelhos metálicos convencionais vêm sendo cada vez mais substituídos pelos transparentes, tornando esses, uma alta tendência da ortodontia moderna.

Mini-implantes

O uso de dispositivos auxiliares na ortodontia é cada vez mais comum. Um deles é em relação ao mini-implante, utilizados em casos mais complexos e que exigem movimentações um pouco mais difíceis, como a intrusão.

Dessa forma, o mini-implante é parecido com o implante convencional, mas é instalado em pontos estratégicos com a função de servir como uma ancoragem para que sejam realizadas as movimentações necessárias.

Assim, permitem uma maior previsibilidade da movimentação, reduzindo o tempo de tratamento e possibilitando a execução de movimentos complexos.

Além disso, os mini-implantes utilizados como ancoragem para a realização dos movimentos ortodônticos geralmente são instalados entre as raízes dos dentes, intrarradicularmente para promover ancoragem esquelética.

Seu mecanismo de ação baseia-se no imbricamento mecânico de sua estrutura metálica nas corticais e não sofrem osseointegração.

Há também a possibilidade de instalação de mini-implantes em região extrarradicular. Na maxila, a área escolhida é a cortical externa, próxima ao pilar zigomático e a crista zigomática, enquanto na mandíbula são colocados próximos aos molares na região vestibular, ao longo da linha oblíqua externa.

Como os mini-implantes extrarradiculares ficam posicionados verticalmente às raízes, na tábua óssea vestibular, os movimentos desejados não sofrem interferências e não apresentam nenhum risco para as raízes dos dentes.

Tratamento Personalizado

A personalização dos tratamentos na odontologia em geral, é uma grande tendência para garantir o sucesso final. Com a ortodontia não é diferente!

Para isso, é preciso que o profissional esteja muito bem alinhado com os anseios do paciente, levando em consideração suas limitações, desejos e objetivos.

Nesse sentido, essas questões devem ser consideradas no planejamento do tratamento, devendo ser proposto aquele que o paciente está disposto a colaborar, sem dificuldades e de acordo com suas necessidades específicas.

Portanto, não há um tipo ideal de aparelho ortodôntico assim como o tratamento. Cada paciente tem indicações específicas, de acordo com a sua realidade e necessidade, para que seja possível garantir o resultado final desejado.

Como o ICO Campinas pode me ajudar a estar por dentro das novas tendências da ortodontia?

O ICO Campinas tem como objetivo deixar você mais preparado para enfrentar o mercado, com um diferencial mais competitivo.

Por esse motivo, nós, do ICO Campinas, abordamos esses e muitos outros temas que são as mais novas tendências, no nosso curso de especialização em ortodontia.

Dessa forma, é possível o aluno inteirar-se das tendências para praticar uma Ortodontia inovadora e contemporânea, com uma metodologia simples de ser aplicada no dia a dia do consultório.

Assim, nossos alunos estarão sempre por dentro dessa nova era da ortodontia e conhecerão o que é preciso para se destacar no mercado.

Saiba mais em: https://conteudo.icocampinas.com.br/ico-campinas-curso-especializacao-ortodontia

parar de atualizar-se