Prótese sobre implantes: indicação dos implantes inclinados​ ​

  • Home
  • profissionais
  • Prótese sobre implantes: indicação dos implantes inclinados​ ​

Prótese sobre implantes: indicação dos implantes inclinados​ ​

O processo de reabilitação oral tem obtido grandes avanços nos dias atuais, apresentando resultados de maior qualidade tanto na função quanto na estética. Isso se dá devido ao desenvolvimento de novas tecnologias e aprimoramento de métodos que se tornam cada vez mais precisos, garantindo resultados mais satisfatórios aos pacientes. 

A utilização de implantes no tratamento reabilitador tem ganhado maior espaço, devido à sua capacidade de se aproximar da fidelidade fisiológica. E, por isso, para muitos cirurgiões dentistas é uma forte opção de escolha. Além disso, apresentam confiabilidade científica considerável e níveis significativos de sucesso.

Atualmente, a perda de inserção óssea ao redor de implantes dentais tem tido como fator principal um problema biomecânico de sobrecarga oclusal. Isso porque a transmissão de forças decorrente da movimentação entre maxila e mandíbula pode estar seguindo uma trajetória incorreta, projetando forças desiguais, sobrecarregando a região implantada.

Como evitar que ocorram falhas através da inclinação de implantes?

A técnica de inclinação de implantes pode proporcionar algumas vantagens como: possibilidade de colocar implantes mais longos e fazer uma distribuição de cargas dissipadas melhor, de forma perpendicular ao plano oclusal, o que evitaria a realização de procedimentos como os enxertos ósseos.

No entanto, é necessário um planejamento prévio bem elaborado, avaliando a qualidade e quantidade de osso disponível. Essa avaliação leva em consideração a quantidade de osso tanto em altura como em espessura. E, através de exames radiográficos e tomografias, podemos analisar as melhores estratégias de locais para fazer a colocação dos implantes. 

Na literatura existem estudos que mostram grandes taxas de sucesso relacionados à técnica de implantes inclinados. Porém, precisamos estar cientes de que falhas podem acontecer. 

Como citado anteriormente, as propriedades biomecânicas são de fundamental importância para evitar falhas no processo, levando o implante a ter boa longevidade e fazendo com que o caso apresente um bom prognóstico.

Por fim, o sucesso de um implante ainda está condicionada ao fator ósseo integração, que nada mais é que o processo de união entre o implante instalado e a região do osso que o recebeu. Sendo assim, o profissional precisa estar preparado, cheio de conhecimento e competência para a realização desses procedimentos, garantindo o sucesso e ganhando a confiança do seu paciente.

Conheça mais sobre os nossos cursos de Implantodontia e seja destaque entre os demais dentistas. Prezamos pela excelência tanto em teoria como em prática, levando até você o que há de melhor na Odontologia. Escolha uma instituição de respeito e qualidade para o seu ensino.