Toxina Botulínica: Esteja preparado para evitar e resolver as complicações que podem aparecer
Os tratamentos e procedimentos utilizando a toxina botulínica estão muito presentes na atualidade. Por possuir uma grande aplicabilidade, é uma substância amplamente estudada. Cada vez mais pesquisas demonstram como seu efeito pode ter usos terapêuticos e mostram que são raros os casos de efeitos colaterais, mas que existem e vamos te explicar tudo sobre eles!
De modo geral as principais complicações causadas pela toxina botulínica no organismo são:
- Eritema local (manchas vermelhas na pele causadas por vasodilatação);
- Edema local (inchaço causado por acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial);
- Dor;
- Equimose local (hematomas na pele devido a infiltração de sangue na malha dos tecidos);
- Ptose palpebral e superciliar (Queda da pálpebra superior e da sobrancelha);
- Elevação excessiva da cauda do supercílio;
- Ptose do lábio superior;
- Paresia local (perda completa de força muscular);
- Sensação de peso local;
- Prurido local (sensação de coceira);
- Náusea;
- Estado gripal;
MEU PACIENTE ESTÁ COM ESSES SINTOMAS, E AGORA?
Reverter os efeitos da toxina botulínica fica mais difícil conforme o tempo vai passando, por isso é fundamental que você esteja treinado a identificar as complicações que a toxina pode provocar.
Confirmados que os sintomas são causados pela reação a toxina botulínica, até os primeiros 15 dias após a aplicação, é possível minimizar seus efeitos com a prescrição de anti-inflamatórios de princípio ativo cetoprofeno ou prednisona.
Após esse período, é possível fazer aplicações de laser infravermelho no local, que age estimulando a vasodilatação e microcirculação ajudando a eliminar a toxina. Sessões de radiofrequência que geram calor para desnaturar a toxina e aplicação de DMAE (dimetilaminoetanol) uma substância que estimula a contração muscular.
Agora que você viu as principais reações e o que fazer para reverter os efeitos da toxina, confira abaixo quais são as principais causas dessas complicações. Além disso separamos uma dica muito especial para te ajudar a se preparar!
As complicações causadas pela toxina botulínica acontecem principalmente por três motivos:
- Baixa qualidade do produto;
- Falta de técnica do cirurgião-dentista;
- Reações alérgicas apresentadas pelo paciente.
É fundamental que você conheça e siga os protocolos, normas e indicações do procedimento, cumpra com rigor as doses de aplicação do produto, possua conhecimento adequado sobre anatomia facial e domine as técnicas corretas para cada tipo de intervenção. E mais, você precisa estar muito bem-preparado para diagnosticar essas complicações e saber como tratá-las controlando a situação o mais rápido possível.
Por isso, nós do ICO, preparamos um curso para você, focado em diagnóstico e manejo de complicações em HOF, confira os detalhes do curso e o que você vai aprender clicando aqui.