PRÓTESES
A ausência de um ou mais dentes sempre é um motivo de desconforto e pode afetar a estética do sorriso, a qualidade da mastigação e a capacidade de pronunciar palavras corretamente, além de desequilibrar a mordida.
A mastigação dos alimentos é inerente à qualidade nutricional de qualquer indivíduo, além de evitar problemas digestivos pela trituração ineficiente dos alimentos. Essa questão é particularmente importante aos pacientes mais idosos, que são mais sujeitos às consequências da falta de nutrientes. A questão estética é essencial para as relações sociais dos indivíduos, fortalecendo sua autoestima e sua autoconfiança, o que impacta diretamente a qualidade de vida. A qualidade da pronúncia das palavras também se destaca nesse contexto, pois é essencial para que o indivíduo se integre ao mundo.
A especialidade de prótese dentária se volta à reposição dos elementos dentários perdidos, devolvendo ao paciente as funções mastigatória, estética e fonética, além de proteger as articulações temporomandibulares. Existem alguns tipos básicos de próteses dentárias:
Próteses Totais Removíveis
Mais conhecidas como dentaduras, as próteses totais removíveis são indicadas para pacientes que perderam todos os dentes. Elas podem ser retiradas pelos próprios pacientes para higienização e ao deitar. Hoje, com a evolução dos materiais, é possível produzir próteses que reproduzem fielmente as características dentais naturais, além das gengivais.
Próteses Parciais Removíveis
Podemos indicar esse tipo de próteses para pacientes que têm alguns dentes remanescentes e que, por algum motivo, não podem realizar um tratamento com implantes. As próteses são fixadas aos dentes naturais por grampos metálicos e podem ser removidas pelos próprios pacientes.